Retrospectivas e Perspectivas - De 2013 a 2014

36 dos 62 rabiscos do ano de 2013 em Retrospectiva.

Não desenho absolutamente nada desde 01 de Outubro de 2013.
Admito: saber que estava grávida, ao invés de aumentar a produção fez eu considerar que haviam coisas mais importantes para fazer... E depois disso veio muito cansaço e um sono fulminante que não me deixou fazer nada além disso: dormir.

E agora a menina (Lívia) já está aqui em casa há quase 01 mês... E não é uma questão de saber que não exista nada mais importante mas... Não existe - pelo menos por enquanto - tempo para mais nada. Estou checando todos os clichês da maternidade e validando: caos é a primeira palavra que me vem a cabeça... Estou tentando deixar de ser estatística mas está difícil, especialmente retornar a prática de pelo menos um pomodoro por dia de desenho. E para minha frustração eu sei que quando retomar, o pouco que ganhei em 2013 vai ter desaparecido.

Mesmo assim, o blog não morreu.

Tudo bem, a produção de 2013 ficou aquém do que eu esperava. Mas mesmo assim, foi o quinto ano mais produtivo dos últimos 20 -- e para um leigo (no caso meu marido), a produção foi muito superior aos demais anos. Apesar de ter me arrependido em determinado ponto do projeto família (as interferências para referências e palpites me tiraram um pouco do sério), esse foi, no geral, um ponto alto do ano. Há anos eu rabisco aqui e alí, mas nada significativo -- retratar a família toda foi legal.

Perspectivas para 2014

Ainda não fechei de fato as minhas metas para 2014... Mas fiz algumas (mais modestas, ou não) para desenho esse ano -- se não mudá-las em breve, é isso que eu vou tentar esse ano:

  • 365 rascunhos/trabalhos no Flick - não tão elaborados quanto os demais -- se fossem diários, seriam ideais, mas como já estamos no segundo mês do ano, a meta é chegar a 365 mesmo que em alguns dias isso signifique 02, 03 por dia. Ok, é bem pretensioso para quem só chegou aos 62 no ano anterior, e sem bebê mas... Pretensão e água benta não fazem mal mesmo.
  • Dobrar as postagens no Blog (156) - vamos combinar que multiplicando o número de rascunhos, não é difícil multiplicar o número de postagens. Embora eu tenha planos para algumas coisas de melhor qualidade s não relacionadas aos rascunhos, dobrar as postagens já é o suficiente para deixar esse blog com cara de vivo. Pelo menos uma postagem já foi aqui, rs - faltam 155.
  •  25 participações no Illustration Friday - um dos grandes problemas com desenho, que eu pretendo tratar em um post mais adiante é: essa é uma meta danada de complexa e abstrata. "Aprender a Desenhar" é uma meta irrealizável... Você precisa quebrar em partes mais "mastigáveis" como "desenhar animais", "desenhar mãos", "desenhar retratos" etc. -- Embora na prática eu ainda seja contra quem faz essa educação compartimentada, porque os princípios são sempre os mesmos... Acho que a pessoa interessada é que deve focar num tema por vez, sem acreditar que existe um método específico para cada tema. Tudo isso para falar do porque participar do Illustration Friday: rabiscar é legal, mas produzir ilustração - planejar, executar, revisar etc. - é outro jogo de competências... E no final das contas, é o porque eu tento aprender a desenhar de verdade. É como jogar uma "obrigação" no mundo da diversão.
  • 25 análises no DTO - Utilizar o serviço de críticas semanais do Drawing Tutorials Online já era uma meta de 2013 -- que não deu em nada, mas blz! Para 2014 ela se tornou fundamental porque uma coisa ficou clara: aprendendo por conta própria, você comete os mesmos erros "again e again" -- e se você der oportunidade (idealmente semanal, mas caso contrário quinzenal) que alguém aponte essas repetições, as chances de corrigi-las serão bem maiores.
Acho que é isso... Espero que em breve eu possa voltar aqui com os estudos de 2014! É torcer.

Postar um comentário

0 Comentários