Retrospectiva de Janeiro

http://bighugelabs.com/
Janeiro acabou! Um doze avos do ano já foi, e se eu espero continuar no compromisso que estabeleci no começo do ano, avaliações regulares da situação são necessárias. De maneira geral, Janeiro foi um mês muito produtivo - o mais produtivo dos últimos anos, contando mesmo o período em aulas - mas é claro que nem tudo é perfeito: para dedicar mais tempo ao desenho, outras coisas sofrem (por exemplo, ainda não li nenhum livro esse ano, o ano passado já estaria no quarto/quinto livro). Além disso, ainda me incomoda um pouco que a minha prática está muito mais voltada ao resultado do que ao processo - apesar de ter feito uma série de desenhos, não fiz ainda nenhum exercício de gradações ou sombreamento apenas para apurar a técnica... Ainda estou refém dos desenhos para mamãe ver.

Mas vamos a retrospectiva das decisões, hábitos e metas.
  • Decisão: Adotar o DTO (Drawing Tutorials Online) como curso de 2013 – estabelecer um programa de estudo diário, mensalmente, para aprofundamento em desenho de figura humana.
Minha meta de Janeiro era assistir todos os vídeos da área "Beginners Basics" do DTO. Isso significava algo como 28 horas de vídeo, ou quase 01 hora por dia. Posso dizer que esse objetivo era "no mínimo" ingênuo. Consegui assistir no máximo 1/3 dos vídeos, e em muitos casos por que não estava preparada para assistir os vídeos por parte. Para fevereiro o objetivo é continuar esse programa... só que dessa vez com um máximo de 20 minutos por dia. Horas livres estão escassas.

  • Hábito: 01 Pomodoro de prática diária (equivale a um curso de 150 horas – uma Quanta sem férias).
A ideia era desenhar um Pomodoro (25 minutos) por dia. A média anotada foi de 48 minutos por dia... Embora tenha sido bem maior que o proposto, eu ainda não considero que um hábito foi formado. Dos 31 dias do mês, eu acabei desenhando apenas 20 dias. Para fevereiro, ainda estou trabalhando na ideia do hábito... diário.

  • Meta: Acabar com 10 sketchbooks no ano (valem os já iniciados e abandonados).
Ainda tenho que analisar se essa meta é viável. Isso só acontecerá se eu abandonar essa história de desenhos para a mamãe ver, e passar a respeitar mais o hábito dos 25 minutos diários. Pelas minhas contas, nesse primeiro mês eu deveria ter utilizado pelo menos 31 folhas do sketchbook... Acabei gastando apenas 16 (praticamente 50% do que eu esperava). Nesse ritmo, o sketchbook atual acaba no final de Março - ou seja, dá para sonhar com 04 até o final do ano... 10 fica difícil.

  • Meta: Enviar um desenho por semana para a crítica no site (52 desenhos até o final do ano).
Nem passei perto dessa. Achei que assim que terminasse a instrução básica no site eu estaria melhor preparada para encarar trabalhos para crítica. Ainda não cheguei nessa fase. Vou ver se pelo menos começo a participar semanalmente do Illustration Friday.

O mosaico que ilustra esse post...

Retrospectiva de Janeiro de 2013
1. Rascunho 01, 2. Rascunho 02, 3. Rascunho 03, 4. Rascunho 04, 5. Rascunho 05, 6. Rascunho 06, 7. Rascunho 007 (Permissão para matar a modelo), 8. Rascunho 08, 9. Rascunho 09, 10. Rascunho 10, 11. Rascunho 11, 12. Rascunho 12, 13. Rascunho 13, 14. Rascunho 14, 15. Rascunho 15, 16. Rascunho 16

Postar um comentário

0 Comentários