Livros sobre desenho que valem o investimento: Lessons in Classical Drawing - BEDA #03


Maior que a coleção de sketchbooks e materiais para desenho, talvez -- porque eu não vou parar para avaliar se é isso mesmo -- só a coleção de livros de desenho. Desde que eu comecei a estagiar no século passado (gente que cruzou séculos e milênios sofre em pensar dessa forma), eu comecei a monta a minha biblioteca básica de referências. Cometi muitos erros e acertos (tenho que admitir, mais erros) mas alguns dos acertos acabam compensando esse método de tentativa e erro. E esse é um deles.

"Lessons in Classical Drawing: Essential Techniques from Inside the Atelier" é um livro escrito pela artista Juliette Aristides, e produzido com um cuidado admirável: o livro é capa dura, tem 208 páginas em papel couché brilhante e, se na pior das hipóteses você não aprender nada com ele, você ainda vai ter uma bonita obra para folhear.

Apenas uma nota que eu acho significativa para quem gosta de livros do tipo: esse é o tipo de livro de desenho que requer leitura -- não é do tipo que você apenas olha as imagens, estuda e deixa os textos de fora.

Além disso, ele acompanha um DVD com instruções importantes sobre os principais temas que é bem interessante de assistir. Para quem se interessa em entender os princípios por trás do desenho (como linha, composição, tom, luz e sombra etc.), ele é muito interessante.

E como estou a minutos de ficar de fora do BEDA de hoje, eu vou parando por aqui. Talvez ao longo do mês eu fale mais um pouco sobre outros livros bem interessantes que estão aqui na estante.


Postar um comentário

0 Comentários