Retrospectiva BEDA 2016¨(Abril) - Aprendizados

Abril chegou ao fim, e com ele o desafio BEDA (Blog EveryDay April) 2016. Foram 30 dias de postagens, com coisas que eu gostaria de compartilhar (outras nem tanto) durante todo o mês de Abril. Não sei se alguém achou essa empreitadas útil — ainda estou pessoalmente na dúvida — mas deu pra aprender muita coisa por aqui.

1. Postar diariamente é possível!
Não é fácil, mas é possível. Embora eu ainda tenha a meta de começar a fazer pelo menos um rascunho por dia e postar, o blog não precisa se resumir a isso. Com um pouco de planejamento — e um calendário editorial azeitado — é possível produzir coisas que façam sentido para mim, e ajudem um pouco quem me visita por aqui.

2. Planejamento é tudo.
Minhas micro férias quase colocaram tudo a perder — eu não havia pensado em como colocaria no ar os posts programados para a semana do feriado apenas com o celular, então tive que adiar alguns posts que seriam impossível por celular(que acabaram tão adiados que só vão ao ar essa semana). Por aqui, ainda foi possível remediar — no meu blog pessoal fez com que o projeto desse água. Mas cansada de ficar pensando diariamente no que escrever por aqui, isso fez com que eu finalmente configurasse uma maneira mais “mobile” de postar por aqui, e colocasse o calendário editorial em prática — e agora eu sei com uma boa antecedência o que vai no ar e quando.

3. “I have to practice what I preach”.
Sim… Eu tenho plena consciência do quanto é ridículo ter um blog sobre desenho e a necessidade de praticar e não praticar diariamente — passar 30 dias postando e ver que desses 30 dias eu tenho apenas 4 rascunhos para mostrar é triste. Pessoalmente esse é o meu maior desafio.

No fim das contas, foi um intensivo em “o que fazer”, “o que não fazer” e “o que pode ser feito”, de maneira prática. Ao longo desses anos de blog eu parei para pensar diversas vezes no que fazer por aqui — um BEDA poderia ter deixado as coisas claras há muito mais tempo.

Se você ficou interessado em fazer uma retrospectiva de todas as postagens desse BEDA, basta acessar esse link: http://www.sketchblock.com.br/search/label/BEDA2016

Postar um comentário

0 Comentários