Onde Comprar Materiais de Desenho e Pintura? - Presencial e Online

NOTA de Dezembro de 2019 -- Esse post tem mais de 03 anos, e está passando por uma nova atualização. Vou deixá-lo integral como publicado na época, mas as informações que não são mais válidas estarão realçadas em roxinho.

Essa postagem é uma atualização do meu artigo de setembro de 2012 (http://www.sketchblock.com.br/2012/09/montando-seu-arsenal-onde-comprar-os.html) com informações atualizadas sobre lojas e materiais artísticos, com atuação presencial e online.

Meu artigo sobre onde comprar materiais de desenho e pintura ainda é um dos mais acessados desse blog -- mas estava um pouco capenga e desatualizado dado os seus 04 anos de existência. Então, conforme prometido a bastante tempo, segue uma versão atualizada e ampliada dele. As considerações do último valem aqui: se você tiver dicas e sugestões de inclusão, deixe nos comentários -- eu prefiro inserir sempre quando tenho alguma experiência com a loja, então posso testar (que sofrido encontrar um novo local para encontrar coisas são “chatas”, rs).

Vamos as lojas!!

Especializadas com atendimento presencial e online (SP Capital)

A Casa do Artista
Foco: Artistas Profissionais
Pensa em um lugar paradisíaco para quem quer comprar materiais artísticos… Então você encontrou. Minha sensação nos últimos 04 anos (desde a última resenha) não mudou -- toda vez que eu entro pela porta da loja da Major Sertório eu penso seriamente em rodar de braços abertos em estilo “Noviça Rebelde” de alegria… Não faço, porque o ambiente sóbrio não permite (e pela região, se eu entrar assim é capaz que o segurança ache que eu estou embriagada e me conduza até a saída). Agora falando sério: pense em algo que você precisa, em qualquer técnica. Pensou? 99% de chances de que tenha (inclusive se for importado). Mas é claro, toda essa disponibilidade tem um preço -- e ele costuma ser maior do que o da concorrência. De 2012 para cá, o que mudou é que eu comprei online por aqui umas duas vezes, apesar de poder ir lá ao vivo -- e as duas vezes foram extremamente positivas: material super bem embalado (numa caixa de papelão muito linda e CHEIO de plástico bolha), postagem rápida, frete adequado. A única coisa que deixou um pouco a desejar na experiência é que o sistema deles não tem uma atualização constante do andamento do envio… Então enquanto você fica pensando “será que já enviou?” a encomenda chega.
  • Pontos Positivos: Grande variedade de materiais, em diversas técnicas e marcas.
  • Pontos Negativos: Preços um pouco maior que a média dos concorrentes, e alguns itens que você nunca encontra por aqui (por exemplo, lápis de cor Prismacolor Premier).
  • Bom lugar pra comprar: Boas marcas, em qualquer técnica.

Universitária
Foco: Estudantes
Um ótimo lugar para quem está começando. A variedade de artigos é limitada (condizente com as demandas de estudantes de artes plásticas, arquitetura, design, desenho etc.), mas os preços são um dos melhores dentre as opções que eu tenho aqui. Já comprei tanto presencialmente (em todas unidades) quanto online. Pessoalmente, até para eu que moro em São Paulo, a opção online não é muito atrativa: não sei como o site calcula o frete, mas me parece um pouco inadequado para o peso dos itens e local de entrega (até eu, com sistema do MercadoLivre consigo oferecer fretes mais atrativos para todo Brasil, e isso é uma raridade). Outra questão é que eles recentemente atualizaram o site… Está muito mais bonito, mas muito menos funcional. Antigamente eu buscava qualquer item com poucas palavras, e os resultados eram exatos -- hoje em dia, eu procuro por algo bem específico e tenho resultados de busca bizarros. Por exemplo, se eu busco por “Canson One”, em busca dos sketchbooks, eles vão aparecer somente na página 7, depois do site me mostrar mais de 60 itens da canson que nada tem de “One” para terem aparecido na frente. Outro dia procurei por uma aquarela da Koh-I-Noor e recebi de volta uma seleção de pincéis Tigre… Então realmente não sei o que acontece. Presencialmente, recomendo a loja da Humberto I, na Vila Mariana -- os atendentes de lá são muito gente fina, e deixam você pesquisar e explorar em paz.
  • Pontos Positivos: Bons preços, boa variedade para estudantes.
  • Pontos Negativos: Um pouco mais limitada para quem procura opções profissionais de materiais artísticos -- por exemplo: mais fácil encontrar uma aquarela Sakura e Pentel do que uma Talens, por exemplo.
  • Bom lugar pra comprar: Folhas avulsas e em blocos, Sketchbooks, Nanquim, Penas, e materiais de faculdade.

Fruto de Arte
Foco: Estudantes e Artistas Profissionais
Atualmente a loja mudou de endereço -- embora continue na mesma Marquês de Itu -- e ficou muito mais linda e chique. Ela é uma boa opção entre “A Casa do Artista” (nem tão cara) e “Universitária” (não é tão limitada) e como eu compro por lá há uns bons 15 anos, acho que sempre vale a pena a consulta. A única coisa que eu não gosto por lá, e não mudou em nada nos últimos 4 anos, é que não é uma loja que você possa explorar sossegada: tem sempre alguém querendo saber se “pode ajudar” -- e algumas situações meio traumáticas acontecem: a última vez que fui comprar um Canson One pra despachar pela minha lojinha, o atendente queria porque queria que eu levasse um Canson 180º -- muito mais caro, e que não era o que eu queria. Só consegui fazer ele desistir da insistência depois de ser grossa com ele, o que não é um recurso que eu goste de usar. Ou seja, para quem gosta de descobrir coisas novas, explorar e ficar babando em estantes e mostruários isso é um pouco irritante -- então eu acabo sempre olhando o preço online, e indo pontualmente para comprar um item específico. Mas agora que a loja está ainda mais linda, não poder ficar lá olhando sossegada me deixa um pouco mais triste do que costumava deixar. Recentemente também comprei online lá, para retirar na loja, e devo dizer que a qualidade do pacote me deixou muito sossegada pra pedir a entrega por correio no futuro -- muito cuidado e carinho.
  • Pontos Positivos: Um bom acervo, um bom preço e um lugar visualmente inspirador pra passear.
  • Pontos Negativos: “Posso ajudar?” -- não tem como, não gosto.
  • Bom lugar pra comprar: Qualquer coisa, só alegria aqui.

O Projetista
Foco: Estudantes e Profissionais de Arquitetura, Engenharia e atividades relacionadas.
Por algum motivo que eu desconheço, ainda hoje, vira e mexe alguém manda e-mail para o contato do blog pedindo orçamento de lista de materiais de Arquitetura e Design de Interiores -- se você é uma dessas pessoas, não mande e-mail para mim: mande diretamente para essa loja. “O projetista” é uma loja que fica no 8º andar de uma galeria no centro da cidade, e tem um ótimo acervo para estudantes de desenho técnico -- compro por lá há 20 anos, desde os tempos de Edificações, e eles continuam tendo um preço bem acessível. Já online… Atualmente, minha experiência comprando online foi pra lá de péssima. Tanto, que eu considerei seriamente se deveria continuar indicando a loja nessa nova atualização. Depois de muito pensar, cheguei a conclusão que se você for presencialmente, não tem problema e vale a pena. Se comprar online, não reclame de frustração comigo, rs. O que aconteceu? Três dias para confirmar um pagamento online por cartão de crédito que foi debitado na hora, sete dias para posicionar sobre o envio, 11 dias para a entrega. No meu único contato com a loja, a única explicação foi que eles estavam com muitos pedidos… Quem é a pessoa júnior no atendimento de uma loja que ao invés de pedir desculpas, ao invés de dizer que tiveram muitos pedidos e estão se adequando, diz simplesmente que tem muito sucesso, e não pode se comprometer com uma data? Pqp, coloca mais gente então… Pessoalmente, farei minha parte em garantir menos entregas não comprando mais online por lá (para mais, visite o “Reclame Aqui”)..
  • Pontos Positivos: Variedade para arquitetura, design e atividades afins com um bom preço..
  • Pontos Negativos: Algumas pessoas se sentem intimidadas em ter que subir a uma loja fechada para comprar (como lidar com aquela sensação de “agora que estou aqui, tenho que comprar” não é mesmo?) e o atendimento online inexistente (estou esperando uma resposta para um e-mail sobre manutenção da minha prancheta há uns 3 anos).
  • Bom lugar para comprar: réguas, esquadros, pranchetas, luminárias, canetas nanquim, compassos etc.

Online no Brasil (nas quais nunca comprei presencialmente)

Koralle (Porto Alegre - RS)
A Koralle tem loja física em Porto Alegre e também vende online -- acho que de todas as lojas, é a que eu mais comprei online (eles estavam com preços muito bons de sketchbooks da Canson há uns meses, e eu abasteci a lojinha regularmente). A seleção online é muito boa, o envio é rápido, eles oferecem o acompanhamento de todo o processo e embalam muito bem sua encomenda. A única desvantagem (para quem está longe, como eu) não é culpa deles, mas do custo Brasil: o frete sempre fica muito caro.

Grafitti (Curitiba - PR)
Minha opinião sobre a loja não mudou desde 2012: é uma loja legal, com boa seleção, bons preços e que eu já comprei online e fiquei satisfeita. Se você mora mais perto, talvez o frete não seja uma questão tão forte como pra mim.



Art Camargo (São Paulo - SP)
Outra loja online (dessa vez daqui de São Paulo) que eu sempre acabo olhando quando estou procurando alguma coisa, mas que por algum motivo eu ainda não comprei… Acho que preciso corrigir isso em breve. Se alguém já comprou, gostaria de saber o que acharam em questão de: preço, variedade, qualidade do envio etc.

Le Papier (Curitiba - PR) - Dica de Leitora!!
Desde o último post, essa foi uma colaboração dos leitores -- também ainda não comprei lá (acho que estou dormindo no ponto) mas pela questão de sempre: frete. Parece ter uma boa seleção e um bom preço.




Lojas de Escritório com material de desenho e pintura.

Kalunga
Uma das maiores lojas de escritório, com uma ótima presença online e diversas lojas (especialmente em São Paulo), a Kalunga pode ser uma ótima opção pra comprar presencialmente e online alguns itens específicos.
O que você pode encontrar aqui? Lápis de cor Faber-Castell, lápis grafite Faber e Staedtler, saquinhos e pastas A3, canetas nanquim descartáveis (Micron e Staedtler), blocos técnicos (Spiral) .

Staples
Uma Kalunga americana, já no Brasil com sua loja online há alguns anos -- e com uma loja física desde o ano passado na Av. Paulista. Ela tem diversos itens de marca própria e vende algumas coisas de papelaria gerais no site. No começo, os preços eram melhores -- agora já está mais para uma “Kalunga cara” nos itens nacionais, mas alguns itens de marca própria ainda são vantajosos.
O que você pode encontrar por aqui? Sketchbooks Tilibra Academie, lápis de cor (básicos), canetas gel, nanquins Acrilex.

Gimba
Assim como a Kalunda e a Staples, o foco da Gimba é material de Escritório. No entanto, na parte de material escolar ela tem algumas coisas interessantes para quem desenha: a melhor delas, lápis de cor Giotto a um bom preço.
O que você pode encontrar por aqui? Lápis de cor Giotto.

Suprioeste
Já comprei nessa loja da Zona Oeste de São Paulo umas duas vezes. Eles tem uma seleção interessante de materiais de desenho e pintura, embora o foco seja mais material de escritório também. O envio é rápido, mas não compro mais folhas aqui: no meu primeiro e único pedido feito de blocos de desenho aqui, eles vieram dobrados ao meio para caber na caixinha -- quase morri do coração… Sério.
O que você pode encontrar por aqui? Pincéis, tintas, paletas, folhas, apontadores, estiletes etc.

Internacionais (online).

Artifolk (Reino Unido - UK)
Uma das lojas internacionais que eu mais comprei -- apesar do preço ser em libras, quando eles enviam para o Brasil descontam o imposto local (então o frete quase sempre acaba ficando por conta dessa diferença). Até 1Kg, eles enviam pelo sistema de correio de Londres (então na maioria das vezes, se o pacote for pequeno, não vai ser taxado na alfândega aqui). Acima desse peso, eles usam sistemas de entrega internacional (como a DHL), então se prepare para pagar um frete maior (e imposto sobre produto e frete). Mas mesmo com a Libra ao preço que está, fantasticamente muitas coisa ainda ficam mais baratas do que aqui.

Dick Blick Art Materials (Estados Unidos - USA)
Online, acho que ninguém tem mais materiais do que a Dick Blick -- para brasileiros no entanto, ela só se torna uma opção se você estiver mesmo disposto a gastar: eles só enviam via Fedex ou UPS, então além do frete ser caro o imposto em cima de tudo torna tudo ainda mais caro. Em situações de vida ou morte, acho que vale a pena. Caso contrário, deixe para comprar por lá quando estiver passando pelos EUA.

JetPens (Estados Unidos - USA)
Um paraíso para quem quer comprar lápis e canetas de todo o tipo. Venho enrolando há anos para fazer uma compra aqui pois, apesar dos valores serem completamente em conta, o envio também é feito por empresas de entrega -- então, imposto garantido sobre frete (caro) e entrega. Eles oferecem uma opção mais barata de frete (pelo correio americano, sem registro) mas nessa modalidade não oferecem reembolso caso a encomenda não chegue (e direto dos EUA quase nunca chega se vier pelo correio). Arriscar aqui é para os fortes.

Amazon.com (Estados Unidos - USA e outros revendedores)
Embora a Amazon americana não envie muitos itens para o Brasil, alguns dos revendedores que utilizam seu site como portal enviam (especialmente os que estão na Europa). Já consegui comprar aqui lápis profissionais da Faber Castell e outros itens por preços bem vantajosos -- quando o dólar estava bem mais baixo, devo dizer. Mesmo assim, ainda é uma opção a se considerar.

Aliexpress.com (China)
Se você ainda não conhece o site que trás de tudo da China até a sua porta, essa é chance. Para desenho e Pintura, as coisas que eu mais recomendo são: pincéis, canetas nanquim (Micron Sakura), Aquarelas (especialmente aquarelas Sakura e Watson & Newton) e lápis de cor (Kooh-I-Noor e Marcelo Bianchi). Os únicos detalhes que eu gostaria de repassar são: esteja disposto a esperar de 60 a 90 dias (embora a maioria dos fretes seja grátis), faça mais pedidos pequenos ao invés de um pedido grande (menor chance de parar na alfândega) e não peça envio registrado (certeza de pagar imposto). Como o Brasil é um dos maiores compradores do site, agora eles já oferecem opções de pagamento até sem cartão internacional.

Quando em Paris (presencialmente)

Rougier&Plé
Pega o amor pela “Casa do Artista” e multiplica por 4… Um para cada andar dessa estonteante loja de materiais artísticos, que está num padrão que só podemos sonhar por aqui -- estilo grande supermercado mesmo, com carrinhos e cestinhas de compra, porque já sabem que você vai sair carregado. Estive por lá em Maio de 2012 e em Maio de 2013, e foi só amor -- foram anos de dólar/euro em preços mais aceitáveis, então tudo ainda saia mais interessante. Comprei muita coisa que por aqui é uma fortuna (aquarelas e papéis para aquarela, por exemplo) e outras que a gente não encontra por aqui.

Pra concluir…
Como você pode ver, opção é o que não falta. É tirar o cartão de crédito da carteira e ser feliz… Pelo menos até chegar a fatura!!

Postar um comentário

4 Comentários

  1. Já comprei na ArtCamargo e recomendo. Minha atuação é em pintura a óleo, talvez a linha Lukas 1862 seja cara para o que oferece, mas isso pode ser característica da marca e não da loja. Outras marcas gosto do preço e da qualidade. Moro em Porto Alegre e mando via Sedex, não adianta, é caro mas vem rápido (para qualquer loja).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Natan! Obrigada pela Info! Eu sempre fico com vontade de comprar na ArtCamargo, mas ainda não apareceu oportunidade. Se tiver interesse, o pessoal da "https://lukasdobrasil.wordpress.com/" vende Lukas a um preço bom... Quer dizer, um preço bom para Lukas né? rs. Abraços.

      Excluir