domingo, 30 de julho de 2017

Canais do YouTube que você precisa conhecer! #Edição NACIONAIS

Foto: Pixabay

Por mais que a aba "Em alta" indique o contrário, o YouTube conta com muito conteúdo de qualidade para quem quer aprimorar sua arte -- ou mesmo apenas o seu posicionamento como artista. Embora a maior parte das minhas referências sejam internacionais, ainda existem alguns canais nacionais que vivem no meu coração -- e na minha timeline. Os principais, estão a a seguir.




Viver de Arte - Alessandra Velho
https://www.youtube.com/channel/UCILHiUuEHgiifoD6SkGvsAw

O foco da Alessandra é divulgar seu trabalho como coach para artistas -- por conta disso, seus vídeos são cheios de dicas "papo reto" sobre como se posicionar e o que considerar nessa jornada como artista. Seu foco não é exclusivo em Artes Visuais -- ela fala para atores, músicos, escritores etc. E e exatamente por isso, o conteúdo dela vai, muitas vezes, direto ao ponto.

Apoie o Artista
https://youtu.be/3yECoDdtCbA





Ale Presser
https://www.youtube.com/channel/UC4d4pzB_9ymu-53i1fAkDUA

Ilustradora, quadrinista e estudiosa de quadrinhos, o canal da Ale Presser está mais voltado ao mercado de Ilustração e Quadrinhos, e as principais discussões que acontecem nele -- embora eu esteja relacionando o vídeo sobre o "Dom de desenhar", duas pérolas recentes são também o vídeo sobre a montagem de portfólio, e a utilização de referências -- os dois com colaboração da artista Sula Moon.

Desenhista tem "Dom" de desenhar? 
https://youtu.be/mOBqtjwArug





ilustrAqui
https://www.youtube.com/channel/UC4ZWJG4cqJqC-Y2yDr9-eGQ

Conheci esse canal depois de responder uma pesquisa sobre o mercado de ilustração em um grupo do Facebook. Sua autora explica questões básicas sobre ilustração e desenho, e é um ótimo ponto de partida para quem quer aprender essas coisas, mas não consegue navegar pelos vídeos internacionais em inglês.

Como desenhar orelha - PARTES DO CORPO
https://youtu.be/YwChVU1nn5c





ICONIC Network
https://www.youtube.com/channel/UC6pscY6vaf9PD_UUWu4Ftmg

O Iconic tem uma pegada mais forte no mercado de trabalho -- como se desenvolver e como melhorar seu mindset para trabalhar nesse mercado de ilustração e desenho. Vale muito a pena assistir os "Café ICONIC", no formato de perguntas e respostas -- eles estão chegando ao fim, mas de qualquer forma existem mais de 40 episódios que você pode utilizar pra se atualizar -- e eles tem ainda o ICONICast -- um podcast divulgado por meio do YouTube, com conversas com artistas específicos. Sempre bom para se sentir "no meio".


Curtir a Vida ou Melhorar Minha Arte? - Café ICONIC 41
https://youtu.be/9G3kADknP48





E é isso! Em breve eu vou relacionar as minhas principais referências internacionais -- acho que já existe um post antigo desse por aqui em algum lugar, mas deve estar precisando de alguma atualização (é incrível como sempre surgem referências novas e interessantes).

Nenhum comentário:

Postar um comentário