E estamos de volta...

Estou virando a Tia do Zentangle!
A ideia inicial depois do último post de 2017 era ficar um tempo "de férias". Não postar nada, apenas pensar na vida, fazer um apanhado de tudo que eu andei fazendo e pensando em 2017. Mas esse tempo acabou se prolongando mais do que o esperado... E aí quando você vai ver, não sabe ao certo sobre o que falar, quando falar... E vai atrasando o seu retorno. Coisa básica de procrastinador profissional.

Mas agora estou de volta!!!

O inicio de 2018 não foi tão cheio de enrolação quanto o de 2017, mas ainda não foi um marco da produção como eu esperava. Algumas novidades aconteceram, que eu vou tratar em mais detalhes em posts futuros.

1 - Estou com essa mania de rabiscos que você vê na imagem que ilustra o post. Não estou fazendo coisas muito figurativas, apenas brincando com as canetas nanquim e as canetas pincéis. O que me leva a...

2 - Uma nova maneira de praticar. Fiz uns testes em alguns dias sobre incluir uma fase de "aquecimento" no desenho... Escolhi um caderno de desenho bem baratinho (desses de papelaria escolar mesmo) apenas pra fazer rabiscos de aquecimento por uns 15 minutos... Rabiscar espirais, elipses, linhas, formas, padrões, sombrear um pouco. A ideia (que eu preciso testar mais pra ver se é realmente proveitosa como eu acho) é tirar um pouco do "nervoso" que eu sinto quando pego o sketchbook e não sei o que fazer, e além de tudo estou enferrujada. Depois desses 15 minutos eu já estou mais "calma" pra pegar um tema de prática normal, ou desenhar algo de cabeça sem tanta ansiedade (que normalmente se reflete no papel). Existem umas fases adicionais que eu preciso colocar em prática mas vamos vendo.

3 - Encerrei a minha assinatura no Drawing Tutorials Online. Ainda amo, mas ficou caro pro meu bolso (pelo menos anualmente). Falo mais a respeito no futuro.

4 - Fiz a inscrição no SVSLearn (o site de ensino do criador do Inktober, com outros profissionais de ilustração e desenho). Em fevereiro já estou cancelando a assinatura pq a qualidade do site ficou BEM aquém do que eu esperava.

5 - Sketchbooks escolhidos. Em 2017 eu demorei pra escolher um sketchbook para começar o ano... Em 2018 eu liguei o dane-se e decidi usar todos os que já estão rabiscados e mais alguns -- isso não necessariamente se refletiu ainda no volume de produção (ou sequer na qualidade dela).

6 - Entrei em um grupo de Desenho Realista no Facebook que me dá nos nervos. Eu faço parte de 03 grupos de desenho/pintura/ilustração no Facebook que são fantásticos e só me dão alegria: um fechado que eu dei a sorte de entrar anos atrás quando eles não eram tão fechados assim (com artistas fantásticos, a maioria inclusive autores de livros de lápis de cor), o da SketchBook Skool e o EveryDay Matters (esses dois são basicamente o mesmo tipo de pessoas, e a vibe de todo mundo é muito boa). Aí eu não sei como (realmente não sei), acessei o Facebook pra ver notificações e quando vejo estou na página desse grupo de desenho realista no qual você precisava solicitar a participação (o que costuma ser um filtro bom... Ledo engano. Tem gente de todos os níveis de desenvolvimento, algo que não seria necessariamente ruim se conseguissem manter o mesmo nível de respeito com todos, se a maioria soubesse escrever "lápis" -- acredite -- e se não tivesse tread de discussão sobre como sulfite é bom para desenho realista. Dizem que quando você se enerva absurdamente com algo é sinal de algo sobre o qual deveria agir... Mas aqui eu não sei muito bem o que fazer.

É isso, em resumo.
Em breve, as coisas mais detalhadas, de uma maneira que seja útil para todos.

Postar um comentário

0 Comentários