Novos rumos: de onde venho e para onde vou?


Um pouco antes da pandemia se tornar o que se tornou, eu já havia comentado por aqui em janeiro de 2020 que estava difícil "criar" qualquer coisa... Muito desânimo, o mundo nessa pulsão de morte, que só se agravou com esse caos sanitário. Fiquei mais de um ano sem rabiscar coisa alguma que tivesse forma definida. Nos meses finais do ano passado até aconteceram muitos testes de cores, depois de montar uma coleção de marcas de lápis de cor nacionais para tentar encontra a melhor e mais barata, mas... Mesmo assim, nada significativo.

Então é bom ver que meu Instagram já tem (sem ironia) quatro rabisquinhos novos em 2021 -- e que trazem uma série de coisas animadoras para pensar... Por mais que eu ainda sofra para fazer olhos nivelados, simétricos e tridimensionais. Dá vontade de voltar ao começo, fazer uns exercícios a lápis grafite para retomar luz, sombra e a capacidade de fazer um sombreado com degrade de verdade; dá vontade de despirocar e fazer retratos doidos de qualquer jeito, dá vontade de retomar o lápis de cor, com mais vontade. O importante disso tudo é o "Dá vontade"; porque a vontade havia ido passear bem longe e ainda não havia retornado.

O que fica para o blog?

Nessa história de que é a vontade que move o mundo e os ânimos pessoais, não vejo muito sentido em ficar falando dos meus rabisquinhos como se houvesse grandes intenções e pensamentos por trás de cada um. Primeiro, porque não há: rabiscos, sketchs, desenhos despretensiosos -- não importa o nome que você prefira -- não deveriam ser tema para discussão, mas elementos de formação de pilha. Nós juntamos uns 100 e aí, talvez, tenhamos algum aprendizado para compartilhar que valha a pena. Durante esse tempo parada eu vi muito adolescente desenhando muito melhor do que eu já consegui um dia... Mas também, vi muito adolescente que já desenhou mais em um mês do que eu em um ano, então... Não tem muito como reclamar. 

Por conta de tudo isso, o resumo é: vou parar de perturbar vocês falando sobre os meus rabisquinhos, até porque eles têm um lar mais ou menos regular no Instagram (@cilla.sketchblock), onde em uma ou duas linhas eu digo tudo o que precisa ser dito sobre cada um deles. De tempos em tempos posso até dar um apanhado geral, falar para onde eles estão me levando, mas é isso -- no máximo, uma postagem semanal sobre os rumos da prática.

Nas demais publicações, vou focar mais no que me trouxe até aqui: postagens sobre aprender a desenhar, praticar, materiais... Coisas que possam auxiliar na criatividade de quem me segue e me visita -- Por que tem uma hora que, vendo tanto aquilo que você gosta, inevitavelmente você começa a se mexer. 

Então vamos nos mexer juntos.

Postar um comentário

0 Comentários